O filtro de ar é um componente muito importante para o desempenho da moto. Sendo assim, motos off-road devem ter atenção redobrada quanto aos cuidados com revisão e manutenção do filtro.
A prática off-road ganhou o coração dos pilotos por ser uma experiência incrível, certo? Porém, não dá para negar que a cada treino ou corrida há muito contato com poeira, lama e outros resíduos.
O problema é que, caso esses resíduos entrem em contato com o motor, a performance do motor estará comprometida.
Por isso é imprescindível que o filtro de ar seja mantido em ótimas condições. Afinal, nenhum apaixonado por moto quer prejudicar seu desempenho quando está sob duas rodas.
Neste artigo, vamos trazer informações muito importantes sobre o filtro de ar e, principalmente, como saber quando ele precisa ser limpo ou substituído. Boa leitura!
O que é um filtro de ar e qual sua função?
O filtro de ar é uma peça essencial para uma moto off-road. Ele fica localizado na caixa de filtro de ar, um espaço no sistema de admissão da moto onde o ar é sugado para dentro do motor.
O sistema de admissão, também conhecido como sistema de indução, é o responsável por admitir, filtrar e aquecer o ar externo que será utilizado na mistura ar/combustível.
A mistura, por sua vez, é o que faz a combustão dentro do cilindro que, a partir dessa queima, produz a energia mecânica necessária para colocar o motor em funcionamento.
Ou seja, a função do filtro de ar é restringir a entrada de partículas indesejadas no motor, como poeira, sujeiras, areia, pequenos insetos e demais detritos que podem causar danos caso não sejam filtradas.
É importante ressaltar que existem diferentes tipos de filtros de ar e que cada fabricante projeta seu próprio formato para usar em seus veículos. Com isso, podem ser encontrados filtros de materiais e formatos distintos, podendo ser redondos, em forma de anel, cone e cilindro ou montados em painel. Além disso, há diferença também quanto ao material de que são feitos.
De maneira geral, como no off-road há mais contato com sujeiras, o filtro precisará de mais limpezas e manutenções. Assim como a qualidade do combustível, a qualidade do ar também impacta na durabilidade do motor.
Como saber quando o filtro de ar precisa ser limpo?
A manutenção deve ser constante para evitar problemas de rendimento com a moto. No entanto, alguns sinais ajudam a identificar quando o filtro de ar precisa ser limpo. Confira a seguir:
- Redução de potência: fatores como a perda de potência, dificuldade na partida e problema na aceleração podem ser indícios de obstrução no filtro de ar.
- Aumento do consumo de combustível: se o ar estiver sujo, a mistura de ar/combustível fica desequilibrada, e isso impacta o gasto de combustível.
- Sons estranhos: quando o filtro de ar está sujo, a moto tende a fazer barulhos estranhos, como chiados e assobios.
- Presença de sujeira visível: não há indício melhor de que está na hora de limpar o filtro de ar do que notar sujeira visível, não é mesmo?
Em geral, qualquer irregularidade na moto merece atenção. No entanto, a manutenção do filtro de ar deve ganhar atenção especial, pois seu impacto é sentido diretamente no desempenho e conservação do motor.
Quando substituir o filtro de ar?
Antes da substituição, o filtro de ar pode ser limpo, mas isso depende do seu material.
Os filtros de ar de papel, por exemplo, não foram concebidos para serem limpos. Já os filtros de tecido podem ser lavados e lubrificados com produtos especiais e, portanto, têm uma vida útil muito mais longa.
Mesmo cuidando do filtro com limpezas regulares, chega uma hora em que é preciso substituí-lo para que a moto não perca seu potencial.
Para fazer a substituição é importante considerar a qualidade e o modelo do filtro, o tipo de pista, o ambiente em que a moto é guardada e a frequência com que é feita a inspeção de limpeza.
Aqui estão algumas situações em que é recomendada a substituição:
- Danos físicos: se o filtro de ar está muito danificado e apresenta danos físicos como rasgos, a passagem de sujeiras é inevitável. Ou seja, ele não consegue mais filtrar adequadamente e precisa ser substituído.
- Desgaste excessivo: conforme é usado ou limpo, o filtro de ar vai aos poucos perdendo sua capacidade de filtragem. E, além disso, algumas vezes, mesmo com a limpeza, o filtro ainda pode apresentar sujeiras – mais um indício que chegou a hora da substituição.
- Vida útil excedida: toda peça tem uma vida útil e não seria diferente com o filtro de ar. Os fabricantes indicam o tempo aproximado que é recomendado o uso. Em alguns casos, inclusive, será necessário trocar o filtro antes da recomendação.
A manutenção do filtro de ar, além de ser um cuidado com o motor da moto, também é um cuidado com a segurança do próprio piloto. Falhas no motor podem causar danos físicos severos. E, por isso, a manutenção preventiva não deve ser negligenciada.
Cuide do filtro de ar e aproveite!
O motociclista que se aventura off-road precisa ser consciente de que seu empenho em cuidar do filtro de ar será maior do que se pilotasse em outros ambientes.
A experiência de acelerar off road é única, mas é necessário assegurar que a moto não sofrerá danos por isso.
Sua moto precisa de todas as peças em pleno funcionamento para que o desempenho seja o máximo que você merece.
Ter atenção, limpar e substituir o filtro de ar são passos simples, mas muito importantes para a durabilidade da sua moto – principalmente em ambientes desafiadores.
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