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Junta do cabeçote da motocicleta queimada: sintomas e substituição

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09 de out de 2024

Em uma motocicleta, a junta de cabeçote do motor desempenha um papel crítico na manutenção de uma vedação hermética entre a parte inferior (o bloco do motor) e a parte superior (o cabeçote do cilindro) do motor. No entanto, devido à exposição a altas temperaturas e pressões, a junta pode se deteriorar com o tempo, causando problemas sérios no motor.

Neste artigo, veremos os sinais mais comuns de uma junta de cabeçote queimada; reconhecer esses sinais cedo é fundamental para evitar danos maiores e mais caros. Em seguida, daremos instruções detalhadas e dicas práticas para substituir corretamente uma junta de cabeçote queimada.

E antes de iniciar, queremos te apresentar as Juntas Off Road Athena, fabricadas com materiais ultra resistentes, submetidas a rigorosos controles de qualidade e projetadas para garantir uma vedação perfeita. Confira mais informações no vídeo: 

 

Juntas de cabeçote do motor: O que são, função e problemas que podem ocorrer

A junta de cabeçote do motor é uma peça crítica encontrada em motores de combustão interna. Ela está localizada entre o bloco do motor e o próprio cabeçote do cilindro. Trata-se de uma junta plana, geralmente feita de materiais compostos de alta qualidade, projetada para manter uma vedação hermética entre os dois componentes-chave do motor: o bloco e o cabeçote.

A junta de cabeçote tem duas funções principais:

  • Ela mantém o circuito de óleo e o circuito de refrigeração separados, para que óleo e líquido de arrefecimento não entrem em contato um com o outro.
  • Aplica uma vedação hermética nas câmaras de combustão dos cilindros, evitando vazamentos de pressão.

Um dos problemas mais comuns que afetam as juntas de cabeçote é o estouro. Quando a junta de cabeçote estoura, ela perde sua capacidade de vedação, causando vazamentos de pressão e, potencialmente, permitindo a mistura de fluidos como óleo e líquido de arrefecimento.

As causas de uma junta de cabeçote estourada

Na maioria dos casos, as juntas de cabeçote estouram devido ao superaquecimento do motor. O motor pode superaquecer quando mantido em altas rotações por um longo tempo ou quando não há líquido de arrefecimento suficiente. Por isso, é importante não sobrecarregar o motor da sua moto. Especialmente no verão ou em regiões de clima quente, verifique se o nível de líquido de arrefecimento está correto e complete se necessário.

A vedação da junta de cabeçote do motor também pode se romper devido ao desgaste. A junta de cabeçote, como outras juntas em uma motocicleta, está sujeita à deterioração natural ao longo do tempo e com o uso repetido. No caso de uma moto street, a manutenção adequada e a substituição são importantes para garantir que funcione sem problemas.

A situação é diferente com motos off-road. No caso de motocicletas de motocross e enduro, o motor é geralmente monocilíndrico, o que o submete a um estresse maior do que o motor de uma moto de rua. Além disso, os motores das motos off-road geralmente são abertos e verificados com mais frequência, e as juntas do motor são substituídas regularmente, o que torna menos comum os problemas com junta de cabeçote estourada em motos off-road.

Identificando uma junta de cabeçote estourada: Os sinais

Existem vários sinais que indicam que a junta de cabeçote de uma moto está estourada. Confira:

  • Dificuldade em dar partida no motor. Isso ocorre devido à perda de compressão dentro da câmara de combustão dos cilindros, o que dificulta o início da combustão. Além disso, dependendo da gravidade da falha na junta de cabeçote, pode haver perda de líquido de arrefecimento ou óleo, o que pode fazer com que um ou mais cilindros parem de funcionar, pois não ocorre combustão dentro deles.
  • Fumaça branca no escapamento. Isso acontece quando a junta de cabeçote permite que o líquido de arrefecimento entre nos cilindros, onde ele queima e produz uma característica fumaça branca.
  • Aumento no consumo de líquido de arrefecimento sem sinais de vazamentos externos. Isso ocorre porque a junta perdeu sua capacidade de vedação.
  • Presença de uma substância viscosa e espumosa — semelhante a um milkshake ou maionese — na parte inferior da tampa do óleo. Essa substância se forma quando o líquido de arrefecimento se mistura com o óleo do motor.
  • Manchas de óleo embaixo da moto quando ela está estacionada.

É possível andar com uma junta de cabeçote queimada?

Se você notar algum dos sinais listados acima, é melhor parar a moto o mais rápido possível. Usar uma moto com a junta de cabeçote queimada não é recomendado, pois o motor perde sua vedação hermética, permitindo que gases de combustão e líquido de arrefecimento entrem nos cilindros. Uma vez que o óleo é contaminado pelo líquido de arrefecimento, ele perde parte de sua capacidade de lubrificação, aumentando o risco de danos graves ao motor à medida que a moto é utilizada.

Resumindo, se você acha ou sabe que sua junta de cabeçote está queimada, é essencial parar imediatamente e levar o motor para ser verificado e reparado por um mecânico experiente.

Substituindo a junta de cabeçote da sua motocicleta: Como fazer isso

Para verificar rapidamente o estado da junta de cabeçote, siga cuidadosamente os passos e as instruções de segurança listadas abaixo.

Para sua segurança durante a verificação, certifique-se de que o motor esteja completamente desligado antes de iniciar. Depois de garantir que o motor esteja frio, localize a tampa do radiador e remova-a com cuidado. Ligue o motor e deixe-o em marcha lenta. Espere ele aquecer um pouco e, em seguida, verifique se há bolhas. Durante a verificação, não acelere o motor. Com o motor em funcionamento, observe atentamente o líquido de arrefecimento dentro do radiador. Se você perceber a formação contínua de bolhas, isso pode indicar que a junta de cabeçote está danificada ou queimada.

Se você descobrir que a junta está queimada ou danificada, ela precisará ser substituída, caso contrário, poderá causar perda de compressão e danos ao motor. Substituir a junta é uma tarefa complicada, que requer habilidades técnicas e as ferramentas adequadas. Se você decidir fazer isso por conta própria, na Sportech Brazil você encontra as juntas da Athena — tanto individuais quanto kits —, marca reconhecida mundialmente pela expertise na fabricação de juntas e outras peças de reposição para motos.

Para começar a substituir a junta, certifique-se de que o motor esteja completamente frio, para que não haja risco de queimaduras ou ferimentos. Em seguida, remova a tampa do cabeçote, o sistema de combustível, o sistema de escape e qualquer outra coisa que bloqueie o acesso ao cabeçote.

Depois de remover tudo, inicie o processo de remoção e instalação, seguindo as etapas listadas abaixo.

  • Remova os fios das velas de ignição, bem como quaisquer conexões elétricas que precisem ser removidas. Depois, retire os parafusos e os pinos que mantêm o cabeçote no lugar.
  • Remova cuidadosamente a junta antiga da superfície do cabeçote. Certifique-se de limpar completamente a superfície de contato tanto do cabeçote quanto do bloco do motor.
  • Coloque a nova junta de cabeçote na superfície de contato do bloco do motor de maneira precisa, garantindo que ela esteja corretamente alinhada e perfeitamente centralizada.
  • Recoloque o cabeçote sobre a junta. Aperte os parafusos de fixação uniformemente e de acordo com as especificações do fabricante. Aperte-os usando o torque recomendado e na ordem correta, para evitar danos à junta e ao motor.
  • Reinstale todos os componentes externos que você havia removido anteriormente, como a tampa do cabeçote, o sistema de combustível, o sistema de escape e as conexões elétricas.
  • Por fim, não se esqueça de testar o motor para garantir que o procedimento de substituição da junta foi feito corretamente. Verifique se o motor está com vedação hermética e se os componentes funcionam corretamente.

É importante destacar que substituir uma junta de cabeçote é uma operação técnica e complexa, e qualquer erro pode causar danos graves ao motor da motocicleta. Portanto, recomendamos fortemente que você tenha a junta substituída por um mecânico especializado, que tenha a experiência e as ferramentas adequadas para realizar o procedimento de forma correta e segura.

E lembre-se de escolher uma marca de juntas de qualidade para aplicar na sua moto, a exemplo das Juntas Off Road Athena que apresentamos lá no início do artigo. Quer saber onde encontrar aqui no Brasil? Entre em contato com a Sportech Brazil agora mesmo!



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