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As suspensões dianteiras são elementos cruciais de uma motocicleta, pois impactam diretamente na segurança e na experiência de pilotagem. A manutenção correta e regular deve ser uma prioridade para todo motociclista, principalmente para pilotos de competições.
As suspensões dianteiras e os amortecedores traseiros permitem que a motocicleta mantenha tração durante a pilotagem, especialmente em curvas, garantindo controle e conforto, mesmo em superfícies irregulares.
Para preservar o desempenho ao longo do tempo, as suspensões dianteiras exigem manutenção regular. Neste artigo, vamos abordar como realizar a revisão da suspensão dianteira, quando identificar o momento certo para fazer, qual a frequência ideal e os equipamentos necessários. Vem com a gente!
Entendendo as Suspensões Dianteiras e sua Função
Vamos primeiro entender o que é uma suspensão dianteira de motocicleta e como ela é composta. A suspensão, juntamente com o amortecedor traseiro (que não discutiremos neste artigo), é composta por duas partes principais: a mola, que gera força elástica, e o elemento hidráulico, que gera força de atrito viscoso.
A força elástica está relacionada à compressão e descompressão da mola, sendo a primeira resposta a eventos dinâmicos que afetam a motocicleta, como mudanças de postura em curvas, impacto com saltos ou buracos no solo e as forças geradas pela aceleração e desaceleração.
No entanto, a mola sozinha tem uma força conservadora: a energia não é dissipada, mas retornada imediatamente. Se dependesse apenas da mola, a motocicleta quicaria continuamente e de forma incontrolável, por isso o elemento hidráulico é introduzido para amortecer esse movimento.
Em particular, todas as suspensões de motocross são do tipo hidráulico, mesmo que tenham molas tradicionais. O ar preso dentro dos tubos da suspensão cria pressão quando a suspensão esquenta devido ao atrito do movimento ou à temperatura ambiente.
Revisão da Suspensão Dianteira: Com que Frequência e Por que é Importante
Com o tempo e quilometragem, cada suspensão dianteira perde sua reatividade e eficiência, sendo necessária uma revisão. Muitos motociclistas pensam em revisar as suspensões apenas quando há um problema, como vazamento de óleo devido a um retentor rompido. No entanto, a manutenção regular é crucial.
Para motocicletas de estrada, a revisão deve ser feita a cada 2-3 anos ou a cada 20-25 mil km (o que ocorrer primeiro). Já para motos off-road, que submetem as suspensões a maior estresse e desgaste, é recomendável revisar anualmente.
Mas como saber se as suspensões precisam de revisão? Para suspensões a ar, o tipo mais comum, se houver uma perda constante de pressão logo após a inflação, é hora de uma revisão, que inclui a substituição dos retentores e anéis de vedação, além da troca de óleo.
Em motos de motocross, os primeiros sinais de retentores desgastados são a presença de óleo nos tubos da suspensão dianteira. A suspensão deve se mover livremente; se estiver muito rígida, a frente da moto tende a quicar. Portanto, é essencial garantir que não haja manchas de óleo nos tubos da suspensão e que a frente da moto não esteja excessivamente rígida.
Revisão da Suspensão Dianteira: Levar ao Mecânico ou Por Conta Própria?
Existem diferentes níveis de intervenção para uma revisão da suspensão dianteira. As tarefas mais fáceis e acessíveis incluem a verificação dos retentores de garfo e guarda-pó. Por outro lado, a revisão dos componentes internos geralmente exige alguma experiência e é melhor buscar um mecânico de confiança.
A troca de óleo é uma tarefa de nível intermediário, que requer alguma prática, mas não é impossível de realizar. No entanto, tenha em mente que se você começar a desmontar uma suspensão e não conseguir completar a revisão e remontagem, corre o risco de danificá-la e gerar custos significativos.
Como Trocar o Óleo em uma Suspensão de Cartucho Fechado
Agora, vamos indicar as orientações para troca de óleo em uma suspensão dianteira tradicional de cartucho fechado. Recomenda-se fortemente realizar a operação em ambas as suspensões dianteiras para evitar diferenças de desempenho entre elas, o que poderia afetar a estabilidade da moto.
- Desmonte a suspensão dianteira, drene o óleo e comece a desmontar pelo parafuso inferior.
- Remova o eixo da válvula de retorno, libere o gás (geralmente uma agulha é suficiente após remover o parafuso de vedação) e, em seguida, desmonte a parte interna do cartucho.
- Agora, insira o novo óleo, geralmente com uma seringa, certificando-se de mover ligeiramente o eixo para garantir que não haja bolhas de ar.
- Depois que o óleo for inserido, comece a remontar a suspensão na ordem inversa, lembrando-se de reintroduzir o ar (ou nitrogênio, dependendo do tipo de gás usado originalmente na suspensão).
Como Trocar os Retentores de Garfo e Guarda-Pó
- Desmonte a suspensão.
- Solte o guarda-pó da perna inferior.
- Remova o clipe de metal que segura o retentor de garfo no lugar.
- Retire o retentor de garfo antigo deslizando-o para fora do tubo da suspensão e do deslizante.
- Lembre-se de limpar a área com um pano para remover poeira e sujeira.
- Lubrifique o tubo da suspensão (você pode usar o mesmo tipo de óleo da suspensão).
- Insira o novo retentor de garfo, depois prenda-o com o clipe e o guarda-pó.
- Remonte a suspensão.
Lembre-se de que uma revisão completa restaura o desempenho original das suspensões, mas não pode melhorar além do estado original. Se o seu objetivo é melhorar o desempenho, a única solução é substituir as suspensões por um par novo de qualidade superior.
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